2009/04/03

O que significa a Suástica?


A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika, que significa um amuleto da sorte, e uma marca particular de pessoas ou coisas que trazem boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego ευ-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata de representar o verbo "ser". Suasti significa, portanto, "bem-ser" ou "bem-estar". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao bom - bem viver/ser/estar)". O sufixo "-tica", significa "marca". Na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca").

A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata. A Suástica é considerada extremamente santa e auspiciosa por todos os hindus, e seu uso decorativo está presente em todos os tipos de artigos relativos à sua cultura. Pode ser visto nas laterais de templos, desenhada em inscrições dos túmulos, em muitos desenhos religiosos. Ela tem sido um símbolo de paz para milhões de Hindus, Budistas e também para os Raelianos, pois é o seu símbolo da infinidade no tempo, símbolo da eternidade. Para ficar a conhecer mais exemplos ao redor do mundo visite o site Pro Suástica.



Um símbolo Nazi?

O partido Nazi (NSDAP) adoptou formalmente a suástica em 1920. O que inspirou Hitler a usar a suástica como símbolo do NSDAP foi o seu uso pela sociedade de Thule já que existiam muitas conexões entre eles e o DAP. A sociedade de Thule era um grupo ocultista e Völkisch alemão em Munique. O emblema da sociedade de Thule mostra um punhal alemão sobre uma suástica de pés curvados inscritos num círculo.O uso da suástica pelos Nazis, neonazis e outros grupos de extrema direita, tornou a suástica para a maioria das pessoas do Ocidente, um símbolo associado às idéias e actos destes (O Nazismo e a supremacia branca). Por isso, seu uso tornou-se tabu em muitos países ocidentais.


Emblema da Sociedade de Thule